Coleta Seletiva
A Prefeitura Municipal de Alegrete, implantou a Coleta Seletiva em setembro de 2019, a qual possui um roteiro específico que pode ser acessado no link abaixo, o caminhão diferenciado da coleta convencional passa três vezes na semana nos roteiros, fazendo a coleta dos resíduos recicláveis que estão dispostos nos contentores azuis, também há ruas que não existem contentores, mas o caminhão faz a coleta dos materiais recicláveis que são dispostos em frente as residências.
Os resíduos oriundos da Coleta Seletiva são entregue a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Alegrete (COCARSAL) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Tiarajú, as quais tem termo de compromisso com município, que habilitam as mesmas a receberem os materiais, por isso a importância da população fazer a separação correta, que além de contribuir para um ambiente mais sustentável, tornando possível que esses resíduos voltem ao ciclo produtivo por meio da reciclagem, evitando o consumo excessivo de energia e a extração de recursos naturais, gera emprego e renda para muitas famílias que dependem desse material.
SEPARE SEUS RESÍDUOS E DESCARTE DE MANEIRA CORRETA!
Confira o cronograma da coleta seletiva clicando aqui.
CADASTRO DE CATADORES
A Prefeitura de Alegrete, através das Secretarias de Meio Ambiente e Promoção e Desenvolvimento Social irão iniciaram oficialmente nesta sexta-feira (8/4), o cadastramento de pessoas que trabalham de forma autônoma com reciclagem e coleta seletiva no município.
O Programa Municipal de Cadastramento de Catadores de Materiais Recicláveis e da Coleta Seletiva promove a campanha para cadastro de todas as pessoas que trabalham coletando materiais recicláveis no Município. A iniciativa é das secretarias de Meio Ambiente e de Promoção e Desenvolvimento Social e visa ter o registro das pessoas autônomas que atuam nesta área.
O cadastro é realizado por servidores das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, além ser feito direto nos CRAS de referência.